Categoria recusa proposta de 2% e greve do judiciário no Amapá é mantida

Cerca de 170 servidores do judiciário, no Amapá, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 25 em frente ao Fórum Leal de Mira, o objetivo era aguardar a resposta da audiência entre a diretoria do sindicato dos servidores da justiça (Sinjap) e o Tribunal de justiça do estado (Tjap) que iria definir a sobre a reposição das perdas inflacionarias da categoria.

De acordo com o presidente do Sinjap, Jocinildo Moura, a audiência mesmo que judicial abre um canal de diálogo entre a categoria e a gestão do tribunal de justiça do estado.

“Esse é só o começo, para quem antes não tinha nenhuma proposta para fazer aos servidores conseguimos abrir o canal, mesmo que, de forma judicial, e que a proposta tenha saído por parte do mediador”, afirmou Moura.

Negociação

A proposta do SINJAP é de pelo menos 4,5% para inicio de conversa, a partir de 1 de dezembro de 2016, mantidas as negociações futuras quanto o restante da inflação referente a 2016, devendo ser mantidas as negociações até completar 9,38%. O ESTADO-TJAP dispôs que precisa aguardar a deliberação do Conselho Gestor Fiscal para decidir sobre a proposta

Segundo a servidora do Tjap Anne Silva, que esteve presente na audiência, a proposta de 2% sobre a reposição das perdas inflacionaria foi um desrespeito à categoria.

“Saí da audiência indignada com essa proposta do tribunal de apenas 2% que não cobre nem o restante do acordo de 2015, que foi de 2,13%, nossos representantes sugeriram que fosse reposto aos servidores pelo menos 4,5% das perdas sobre a inflação, vamos aguardar para que a gestão se sensibilize e atenda nossa sugestão”, mencionou a servidora.

Próximo capítulo

A continuação da negociação entre as partes está marcada para a próxima segunda-feira, 28 de novembro, quando a categoria irá se reunir novamente para decidir se haverá ou não prosseguimento na greve.

A diretoria do sindicato informa que na próxima segunda-feira, 28 o movimento terá dois horários e locais de concentração, o primeiro será às 9h em frente ao Fórum Leal de Mira, localizado na Rua Manoel Eudoxio, e o segundo será a partir das 16h30 em frente ao tribunal de justiça do Amapá, onde acontecerá a audiência judicial.