O SINJAP ofertará em sua sede social um curso de extensão em planejamento público, a ser ministrado pelo renomado professor Charles Chelala, no período de 27 e 28 de novembro do corrente ano, vejam abaixo o modelo do curso.
CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO PÚBLICO
OBJETIVO
O presente curso de Planejamento Público tem como objetivo fazer com que os participantes se apropriem dos principais instrumentos do planejamento estatal no Brasil de forma dinâmica, com profunda interação entre a teoria e prática sobre o tema. Espera-se que os concluintes construam habilidades e competências para a compreensão dos processos de elaboração e execução do planejamento público, tornando-os aptos para o uso deste conhecimento em suas atividades cotidianas.
PÚBLICO ALVO
O curso é destinado aos serventuários da justiça estadual do Amapá, limitado a 40 (quarenta) participantes.
CARGA HORÁRIA
O curso contará com 20 (vinte) horas-aula presenciais.
PERÍODO
Dias 27 e 28 de novembro de 2015, sendo 08 (oito) horas-aula no dia 27 (sexta-feira) e 12 (doze) horas-aula no dia 28 (sábado).
EMENTA
- Estado: conceito e histórico. II. Orçamento Público: conceito, histórico e evolução. III. O Sistema de Planejamento e Orçamento no Brasil: PPA, LDO e LOA; ciclo orçamentário, premissas orçamentárias e princípios orçamentários; harmonização entre planejamento e orçamento; políticas públicas, gestão pública; finanças públicas; a dimensão política; responsabilidade fiscal. IV. Tópicos especiais: participação popular no planejamento público; transparência da gestão pública; orçamento por resultados; monitoramento da execução do planejamento público.
REFERÊNCIAS BÁSICAS
BRASIL. Ministério do Orçamento, Planejamento e Gestão. Manual de Elaboração do das Propostas para o PPA 2012-2015. Brasília, 2011 <disponível em http:// planejamento.gov.br/secretarias>
CHELALA, Charles. A Magnitude do Estado na Socioeconomia Amapaense. Rio de Janeiro. Publit. 2009 |
GIACOMONI, James. Orçamento Público. 16a Edição. Ed. Atlas, 2012. |
FERREIRA, Francisco Whitaker. Planejamento, sim e não. 15a Edição. Ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro. 2002
HUERTAS, Franco. Entrevista com Carlos Matus. O Método PES. Edições Fundap, 1996. |
PEREIRA, José Matias. Finanças Públicas – Foco na Política Fiscal, No Planejamento e Orçamento Público – 6ª Ed. Atlas. 2010 |
SANTOS, Boaventura de Souza (org.). Democratizar a Democracia. Ed. Civilização Brasileira, 2002.
|
ABORDAGEM METODOLÓGICAAula expositiva dialogada com auxílio de projetor multimídia; análises e estudos orientados em equipes; leitura de textos para análise e contextualização; debates dirigidos; estudo de casos; apresentação e debates sobre peças atuais de planejamento público. RECURSOS Quadro branco; projetor multimídia; acesso a internet wifi (para o professor e para os alunos) vídeos; trechos de matérias jornalísticas; instrumentos de debate dirigido APROVEITAMENTO Para obtenção do certificado de aproveitamento, ao participante será exigido auferir 70% do rendimento e o mínimo de 75% de frequência. |
DOCENTE
Charles Achcar Chelala
Economista, Mestre em Desenvolvimento Regional, Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, Especialista em Teoria Econômica e Sustentabilidade, Especialista em Planejamento e Orçamento. Foi Secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral do Amapá (2001 a 2002) e Secretário de Governo da Prefeitura de Macapá (2013 a 2014). Atualmente é Coordenador Político do Mandato do Senador Randolfe Rodrigues e Professor do Curso de Ciências Ambientais da UNIFAP.
Macapá, 13 de outubro de 2015
Charles Achcar Chelala