Entre os dias 02 e 04 de outubro de 2025, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD) realizará, em Curitiba/PR, uma ampla programação de debates, formações e deliberações sobre os rumos do serviço público e a defesa dos direitos da categoria.
O SINJAP participará ativamente com a sua delegação composta pela presidenta Euthália Melo Aires, o diretor financeiro Fábio Farias (ambos presentes nos três dias) e a filiada Ana Carolina, que integrará a programação no dia 03 de outubro, voltado à formação sindical.
02 de outubro – Coletivo Jurídico da FENAJUD
O primeiro dia reunirá assessorias jurídicas e representantes de entidades filiadas para discutir os principais desafios jurídicos enfrentados pelo serviço público.
🔹 09h30 – Apresentação dos Trabalhos do Jurídico
A abertura será dedicada à apresentação de experiências e estratégias adotadas pelos departamentos jurídicos dos sindicatos filiados, destacando a importância da atuação conjunta e das assessorias técnicas na defesa da categoria.
🔹 10h00 – Mesa: A importância da defesa das prerrogativas profissionais dos advogados, movimentos sociais e sindicatos para a democracia e o serviço público
Palestrante: Augusto de Arruda Botelho – advogado criminalista, escritor, ex-Secretário Nacional de Justiça, conselheiro da Human Rights Watch e fundador do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).
Mediação: Elisângela da Silva Paula – Coordenadora Geral da FENAJUD.
Debatedor: Alexandre Pires.
🔹 14h00 – Mesa: Análise de conjuntura do Judiciário Brasileiro
Palestrantes:
- Ricardo Marcelo Fonseca – professor titular da UFPR, ex-reitor da universidade, pesquisador nível 1 do CNPq, pós-doutorado em Florença, professor visitante em Lisboa, Macerata, Florença e Catânia.
- Penildon Silva Filho – professor associado da UFBA, doutor em Educação, ex-Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFBA, fundador da ONG Oficina de Cidadania e atual Vice-Reitor da universidade.
Mediação: Danyelle Rodrigues Martins.
Debatedor: Alexandre Lima Santos – Coordenador Regional Norte da FENAJUD
🔹 16h30 – Mesa: O caráter punitivo do Judiciário: impactos sobre servidores e população (PADs/Sindicâncias)
Palestrante: Dra. Paula Ceolin Viana – especialista em Direito Administrativo e Direito do Trabalho e Previdenciário, membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR.
Debatedora: Andréa Regina Ferreira da Silva.
Mediação/Debate: Gislaine Magalhães Caldeira – Coordenadora da Secretaria Geral da FENAJUD.
03 de outubro – Formação Sindical
O segundo dia será voltado à Formação Sindical, espaço de capacitação e troca de experiências entre dirigentes e delegados de base de todos os estados.
Entre os temas que serão debatidos, destacam-se:
- “Reforma Administrativa e os desafios para o Serviço Público”;
- “Compreender os desafios da conjuntura para estabelecer as ações em defesa dos direitos dos trabalhadores”.
A atividade buscará preparar dirigentes e trabalhadores para enfrentar os riscos da reforma administrativa, analisar o cenário político e alinhar estratégias conjuntas de mobilização nacional.
Neste dia, além da participação de Euthália Melo Aires e Fábio Farias, a filiada Ana Carolina integrará a delegação do SINJAP, fortalecendo a presença da base nos debates.
04 de outubro – Conselho de Representantes da FENAJUD
O último dia da programação será marcado pelo Conselho de Representantes da FENAJUD, fórum máximo de deliberação da entidade.
Neste espaço, representantes dos sindicatos de todo o país avaliarão a conjuntura, deliberarão sobre estratégias de luta e definirão diretrizes nacionais de mobilização em defesa da Justiça e do serviço público.
A participação do SINJAP reforçará a integração da categoria do Amapá com a luta nacional e garantirá que as demandas da base sejam levadas ao debate federativo.
Delegação do SINJAP
- Euthália Melo Aires – Presidenta (participação nos 3 dias)
- Fábio Farias – Diretor Financeiro (participação nos 3 dias)
- Ana Carolina – Filiada (participação no dia 03 – Formação Sindical)
Com essa participação, o SINJAP reafirmará seu compromisso com a defesa do serviço público, a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Justiça e a unidade com os sindicatos de todo o Brasil, por meio da FENAJUD.