Na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizou uma live especial para debater a Saúde Mental e o Adoecimento no Judiciário . A iniciativa marca o encerramento das ações do Setembro Amarelo , campanha voltada à prevenção do suicídio e à promoção do bem-estar emocional. O evento contou com a participação do coordenador de Saúde e Previdência da Federação, Ivonaldo Batista, e da professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), Ana Magnólia Mendes.
Durante a transmissão, os palestrantes enfatizaram a importância de cuidar da saúde mental, especialmente em um ambiente tão exigente e estressante como o Judiciário. Questões como o impacto da pressão no trabalho, o estigma associado ao adoecimento psicológico e a necessidade de criar espaços de acolhimento e diálogo para os trabalhadores do setor foram alguns dos tópicos abordados.
Ana Magnólia destacou a Pesquisa de Saúde realizada pela Fenajud e Fenajufe e comparou os resultados obtidos em 2018 com a realidade atual. “Naquele momento, coletamos dados sem imaginar que enfrentaríamos uma pandemia. Em 2018, 96% dos servidores trabalhavam presencialmente e apenas 4% estavam em regime de teletrabalho. Apesar do baixo número de teletrabalhadores, a pesquisa já apontou uma reclamação significativa sobre o aumento da carga de trabalho gerada pelos processos digitais”, afirmou a professora.
Ela ressaltou ainda que, ao contrário do que se esperava, uma carga de trabalho aumentada com o teletrabalho, fazendo com que os servidores trabalhassem ainda mais. “Agora, considerando a interconexão crescente que vivemos devido ao capitalismo digital, é difícil imaginar o que está acontecendo, especialmente após a pandemia, que trouxe essa nova realidade de forma irrevogável”, concluiu.
O evento reforçou a necessidade de iniciativas específicas para a promoção da saúde mental e suporte aos servidores do Judiciário , um setor historicamente marcado por cobranças intensas e mudanças estruturais que afetam diretamente o bem-estar dos trabalhadores.
Assista a live completa no YouTube pelo link: Saúde Mental e Adoecimento no Judiciário . Para mais informações e para acessar o conteúdo completo da Fenajud, clique aqui .