Por FENAJUD | 25 de julho de 2024
O coordenador-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados – FENAJUD, Eduardo Couto, juntamente com a assessoria jurídica da entidade, representada pelo escritório Gabriel e Souza, Arão Gabriel e Cleiton Souza, reuniu-se no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o juiz do trabalho e conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano, nesta quarta-feira, 24. O objetivo da reunião foi pleitear, mais uma vez, o ingresso da entidade no Fórum de Carreiras do órgão, visando a representação dos servidores do judiciário estadual nas discussões que influenciam diretamente as condições de trabalho, saúde e carreira desses profissionais.
Durante a reunião, Eduardo Couto ressaltou ao conselheiro – que ouviu atentamente toda a explanação – que a Fenajud tem grandes contribuições a serem feitas no Fórum de Carreiras. Entre as ações, a possibilidade de levantar propostas e políticas que promovam a valorização dos servidores da justiça estadual. Segundo ele, a entrada da entidade também visa assegurar que as demandas específicas dos trabalhadores do judiciário estadual sejam adequadamente representadas nas decisões e diretrizes do CNJ, garantindo assim maior participação democrática e debate amplo naquilo que afeta diretamente esta categoria.
Sobre isso, Eduardo disse que “A FENAJUD tem feito um esforço institucional para que o CNJ reconheça a necessidade de que os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário estadual tenham espaço permanente de diálogo com o Conselho. O Fórum que existe atualmente debate a carreira dos servidores federais, mas também discute questões gerais, que interessam a todos os trabalhadores, como saúde e condições de trabalho dignas. Desta forma, a FENAJUD tem interesse direto nas pautas debatidas pelo Fórum. Todo o esforço da Federação tem sido no intuito de que os trabalhadores do judiciário estadual estejam representados no Fórum hoje existente ou, alternativamente, que outro seja criado para debater as questões específicas envolvendo os tribunais estaduais”.
A reunião acontece uma semana depois da coordenadora-geral da Federação, Elisangela Paula, ter visitado presencialmente o órgão e solicitado a garantia de representação no Fórum de Carreiras do órgão, nos gabinetes dos conselheiros Luiz Fernando Bandeira e Guilherme Feliciano. Na oportunidade, a dirigente apresentou os pedidos, os encaminhamentos feitos ao órgão e buscou orientação sobre o andamento do pedido específico.
A FENAJUD continuará empenhada em garantir a representatividade dos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário estadual junto ao CNJ, em espaço permanente, paritário e democrático, onde as demandas dos trabalhadores possam ser pautadas e os representantes da categoria ouvidos.
Para mais informações, leia aqui.