Sinjap convida população para debater sobre a reforma da previdência
O Sindicato dos Servidores da Justiça do Amapá (Sinjap) e outras entidades sindicais convidam os trabalhadores amapaenses para participar da Plenária sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC /287), que trata sobre a reforma da previdência.
A Plenária ocorrerá neste sábado, 18, na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Amapá (Sinpol), localizado na Av. Cora de Carvalho, 361 – Bairro, Santa Rita, a partir das 15h.
Foram convidados para debater com o público presente e os lideres dos movimentos sindicais, os três senadores e os deputados federais que representam o estado do Amapá em Brasília.
A “reforma” estabelecerá a idade mínima de aposentadoria, com, no mínimo, 25 anos do tempo de contribuição. E passará a existir uma única modalidade de aposentadoria voluntária, que estabelecerá os requisitos de 65 anos de idade, 25 anos de contribuição, 10 anos no serviço público e 5 anos no cargo efetivo, tanto para o homem como para a mulher.
As alterações que o governo de Michel Temer, tenta intensificar na previdência social, trarão sérios prejuízos a toda a sociedade brasileira como:
- Torna quase impossível aposentadoria integral, aumento da miséria na população;
- Aumenta a evasão escolar, fome e criminalidade;
- Promove a falta de alimentos na mesa, com o desmonte no campo, por exemplo, com a aposentadoria rural reduzida drasticamente, dificulta a permanência no campo, aumentando o êxodo rural e todos os problemas urbanos que o acompanham como a falta de moradia digna para todos. Com menos pessoas trabalhando no campo, a produção de alimentos será reduzida;
- Além do impacto na economia e na geração do Produto Interno Bruto (PIB), os benefícios previdenciários representam ao menos 25% do PIB municipal em pelo menos 500 municípios brasileiros.