Unimed Macapá não paga os próprios médicos e beira a falência no Amapá

A saúde pública é um problema nacional, e as falhas são muitas.  As maiores reclamações são dadas desde à falta de medicamentos até a falta de atendimento médico nos hospitais. Mas isso não se trata apenas da rede pública de saúde, mas também á rede de saúde privada, como é o caso em que se encontra a Unimed Macapá.

A decadência no atendimento médico da Unimed Macapá vem desencadeando diversos problemas aos usuários e médicos.

Neste ano de 2015 a Fama (Federação Das Unimeds Da Amazônia) adquiriu as carteiras dos usuários do plano da Unimed Macapá.  E com isso, desde o mês de junho, deixou de fazer pagamentos aos médicos que prestam serviço dentro do hospital.

Principalmente, os médicos cooperados da Unimed Macapá, tornando a situação do hospital um verdadeiro caos. Diversos médicos estão tendo que buscar socorro na comissão de saúde da Assembleia Legislativa, já que seus trabalhos não estão sendo valorizados.

A Unimed Macapá fornece atendimento a quase 30 mil assegurados no Estado Do Amapá. E esses problemas se tornaram maiores depois que passou a ser gerida pela Fama. Hoje em dia a Fama possui uma carteira expressiva distribuída nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Roraima e Amapá, uma federação forte, mas que infelizmente está deixando a desejar no nosso Estado.

 

Atualmente na Unimed Macapá não se encontra escalas de plantão dos médicos. Principalmente na obstetrícia, onde já houve casos de inúmeras gestantes terem que se deslocar do hospital particular, para ser atendida na Maternidade Mãe Luzia, a única maternidade pública do estado.  É vergonhoso ver que casos como esse estão se tornando cada vez mais frequentes, e o que mais chama a atenção, é o fato de estar vindo de um Hospital renomado no País, e que deveria ser motivo de qualidade e credibilidade com seus pacientes.

Existe somente um médico cirurgião para atender os casos que necessitam de intervenção cirúrgica, e durante o mês de novembro deixaram de atender no hospital Unimed pelo plano FAMA, dois cirurgiões.

Os profissionais da área chegam ao ponto de se verem obrigados a parar suas atividades, justamente pela falta de melhorias no sistema de trabalho, e pagamento salarial.

Grande parte da população conta com os serviços oferecidos pelo Hospital Unimed, não só em marcações de consultas de rotina, mas principalmente em caso de emergência.  O que deixa a população cada vez mais preocupada, pois existe a possibilidade, que no mês de dezembro não haja escalas com médicos em nenhum setor.  Desde o pronto atendimento adulto e infantil, cirurgia geral e obstetrícia que são os mais procurados, até a falta de médicos na UTI Adulto e Infantil, tornando a situação cada vez mais grave.

Hoje a responsabilidade do Hospital Unimed Macapá está nas mãos da Gerente Administrativa e financeira do Hospital Unimed Marco Zero, Carmélia Villa. Do Superintendente da Unimed Dr. Roberval Vaz e do presidente em exercício da Unimed Macapá Dr. Fernando Jorge Fernandes. Uma reforma administrativa é essencial, ou pelo menos uma explicação para tamanho descaso.

Infelizmente não temos uma política séria de saúde, além do sistema público está praticamente falido, agora também, os planos de saúde estão no mesmo caminho.

 

fonte: http://www.jdia.com.br/portal2/index.php/noticias/item/1818-unimed-macapa-nao-paga-os-proprios-medicos-e-beira-a-falencia-no-amapa