Servidores da justiça brasileira participam de seminário de formação sindical

O distrito de Mosqueiro, em Belém do Pará, foi o local escolhido pela Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud), para realização do I Seminário de Formação Sindical, o evento ocorreu no período de 7 a 9 de abril de 2017.

Cerca de 120 participantes, entre dirigentes e delegações sindicais participaram do encontro, entre eles o representante da delegação do Sindicato dos Servidores da Justiça do estado do Amapá (Sinjap), Ney Parente.

De acordo com o servidor do judiciário amapaense, o encontro com as delegações colabora com a troca de experiências, engrandece o conhecimento, e ainda, fortalece a luta.

Com temas como “Construindo coletivamente o saber para fortalecer a luta” e a “Conjuntura brasileira e as tarefas do sindicalismo no Brasil”, a Fenajud, pretende dar mais um passo no sentido de fortalecer suas entidades em questões que envolvem a formação sindical e como devem se organizar para os ataques vindos do governo federal.

O primeiro palestrante, Sebastião Soares, Filósofo e jornalista, Pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, autor do livro: “Sindicalismo no Brasil, os primeiros cem anos”, reforçou a importância da organização e modernização sindical, além da conscientização por parte dos sindicalistas frente às atuais e novas dificuldades que se apresentam vindas do congresso e governo federal.

Também foi debatido o papel dos sindicatos, na palestra apresentada pelo o Jornalista e membro do Instituto Barão de Itararé; autor do livro: Sindicalismo, resistência e alternativas, Altamiro Borges, o professor avaliou sobre a necessidade de integração e investimentos na comunicação sindical.

“É necessário que haja entre os sindicatos uma comunicação organizada, integrada e ágil com as redes sociais existentes”, analisou o palestrante, Altamiro Borges.

Em sua participação o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do estado do Amapá (Sinjap), Jocinildo Moura, lembrou sobre o apoio recebido pela Fenajud nos momentos de luta em prol da categoria da justiça amapaense em 2014 e 2015 e parabenizou a delegação pela participação no seminário.

“A colaboração da diretoria da fenajud nos anos de 2014 e 2015 foi imprescindível, foi uma luta intensa com a gestão do Tjap á época que culminou na minha detenção, tudo em prol dos direitos da categoria, a qual parabenizo pela intensa participação nesse seminário” mencionou o presidente do Sinjap, Jocinildo Moura.

Nos 3 dias de encontro foram discutidos a redemocratização do Judiciário, o fortalecimento da formação sindical a reorganização da categoria, e o combate aos ataques do governo federal contra os direitos da classe trabalhadora.

A participação em massa das delegações sindicais surpreendeu e motivou a diretoria da Fenajud, que irá segundo seu presidente, Luís Fernando, promover outros debates, em mais estados brasileiros.