Outubro Rosa: a prevenção está em suas mãos

Há dezenove anos o Outubro Rosa chegava ao Brasil, com ações simultâneas em diversas cidades, a campanha tem ganhado força e vem se espalhando alertando mulheres e homens sobre a importância da conscientização, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero. Pelo quarto ano consecutivo a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) vai tratar o tema em seu site e redes sociais. O objetivo principal é estimular as pessoas para que façam o autoexame e exames de rotina.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Porém, os homens também podem ter. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, a mamografia é essencial.

Por meio da divulgação de informações, a Fenajud reforça seu apoio ao combate à doença e aproveita o momento para incentivar as trabalhadoras do país sobre a importância do diagnóstico precoce como a melhor forma de combater a doença.

Como prevenir o câncer de mama                   

Não é possível prevenir o câncer em todos os casos mas existem hábitos que, se incorporados à rotina pode ajudar a reduzir as chances do tumor. De acordo com o INCA há hábitos que podem ajudar a reduzir os casos, como:

Não fumar: o cigarro contem 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas;

Prezar por uma alimentação saudável: isso inclui alimentos de origem vegetal, além de evitar os ultraprocessados;

Praticar atividades físicas: faça uma caminhada, aulas de dança e yoga ou inscreva-se em uma academia se gosta de musculação. O importante é fazer algo que lhe dê prazer e a mantenha ativa de forma regular;

Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas: elas também aumentam as chances de desenvolvimento do câncer;

Além disso, vacine-se contra a hepatite B e contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos) e faça o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.

O acompanhamento médico é essencial para identificar qualquer alteração.

Não esqueça: a prevenção está em suas mãos!