Fenajud realiza I Seminário Nacional de Formação Sindical

Prazo de inscrições encerra dia 3 de abril, mas direção da Fenajud alerta que as vagas são limitadas. Evento vai acontecer na Ilha do Mosqueiro, em Belém do Pará, entre os dias 7 e 9 de abril.

 

A Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue com as inscrições abertas para o I Seminário Nacional de Formação Sindical. O evento será realizado na cidade de Belém – Pará. O evento ocorrerá nos dias 7 a 9 de abril de 2017 no Hotel Paraíso, na Ilha de Mosqueiro. A Fenajud visa com esse Seminário planejar as ações sindicais a serem desenvolvidas no decorrer de 2017.

 

As inscrições podem ser solicitadas pela própria pessoa interessada ou através de representantes do sindicato ao qual pertence; podendo um representante escrever quantas pessoas convier ao sindicato que representa.

 

Recomenda-se que as inscrições sejam feitas o mais breve possível por meio do e-mail  fenajud@fenajud.org.br, com cópia para formacao@fenajud.org.br.  Os interessados deverão enviar nome completo e o cargo ou função que exerce na Fenajud ou no sindicato da base (ou outra condição).

 

Pessoas não filiadas à Fenajud que tenham interesse em participar poderão solicitar inscrição junto à secretaria de formação da Fenajud, por meio do endereço eletrônico: formacao@fenajud.org.br – inscrição será confirmada em caso de disponibilidade de vaga. Para não filiados, será cobrada uma taxa de 250 reais.

 

O seminário contará com especialistas renomados da área, entre eles: Alex Bolonha Fiúza de Mello (pós-doutor em Ciências Sociais), Márcio Pochman (doutor em Economia) e Giovanni Alves (doutor em Sociologia), Altamiro Borges (Jornalista e membro do Barão de Itararé) e Sebastião Soares (filósofo e jornalista).

 

O evento terá como público alvo: secretário(a)s ou coordenadore(a)s de formação dos sindicatos da base da Fenajud, secretário(a)s ou coordenadore(a)s de comunicação dos sindicatos da base da Fenajud; diretores e demais conselheiro(a)s da Fenajud.

 

Acesse aqui as informações sobre o Seminário.

 

Mais informações

 

As reservas de hotel, passagens aéreas e despesas de alimentação são de responsabilidade dos sindicatos filiados, conforme prevê o parágrafo único do artigo 24-B do Estatuto da FENAJUD. Não haverá cobrança de taxa de inscrição no evento para entidades filiadas.

 

O Hotel Fazenda Paraíso fica localizado na Avenida José Bonifácio, 48. Entre Gov. José Malcher e Boaventura – São Brás- Belém – PA. Os interessados podem entrar em contato por meio do endereço eletrônico paraiso@hotelfazendaparaiso.com.br ou eventos@hotelfazendaparaiso.com.br.

 

Os telefones de contato do hotel são: +55 91 3204-4666 (escritório em Belém) e + 55 91 3618-2008 (Mosqueiro).

 

A hospedagem para os participantes do Seminário terão valor menor e diferenciado. Porém, é necessário informar a participação no evento para recebimento de desconto. Acesse o site do Hotel: http://web.hotelfazendaparaiso.com.br/index.php

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Pará, Pepe Larrat também está à disposição para eventuais dúvidas por meio do telefone (91) 984889557.

 

Programação

 

Confira abaixo a programação do evento. Vale lembrar que as atividades previstas para o dia 09 de abril, último dia do evento, serão destinadas apenas para secretários ou coordenadores de formação sindical dos sindicatos da base e a conselheiros da Fenajud:

 

1° Dia (07/04/2017)

 

MANHÃ

 

8:00 h          Abertura solene.

8:15 h          Identificação de presença dos diretores de formação dos sindicatos da base.

8:25 h          Exibição de vídeo.

8:30 h       Palestra/debate 01  –  Origens e evolução do trabalho e do sindicalismo.  Palestrante – Sebastião Soares (Filósofo e jornalista, Pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, autor do livro: “Sindicalismo no Brasil, os primeiros cem anos?”).

10:00 h     Palestra/debate 02  –  Reestruturação produtiva e flexibilização do trabalho a partir da década de 1990, o novo ser da classe trabalhadora e suas implicações ao movimento sindical na atualidade.   Palestrante – Márcio Pochman (Doutor em Ciência Econômica, pesquisador de estudos sindicais e de economia do trabalho, docente na Unicamp).

 

TARDE

 

14:00 h        Palestra/debate 03  –  A ordem mundial atual.  Palestrante – Alex Bolonha Fiúza de Mello (Mestre em Ciência Política e pós-doutor em Ciências Sociais, docente na UFPA).

Lanche e Relex cultural (15 minutos).

16:10 h           Palestra/debate  04  –  O papel dos sindicatos, crise do sindicalismo(?) e desafios (organizativos, econômico-coorporativos e políticos) do movimento sindical internacional na atualidade.   Palestrante –  Altamiro Borges (Jornalista e membro do Instituto Barão de Itararé; autor do livro: Sindicalismo, resistência e alternativas).

 

2° Dia (08/04/2017)

 

MANHÃ

 

8:00 h        Palestra/debate 05  –  O Estado brasileiro: uma breve análise de suas metamorfoses históricas e sua conformação atual.  Palestrantes – Giovanni Alves: Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia, docente da Unicamp; Job Miranda: diretor de formação da Fenajud).

9:30 h        Palestra/debate 06  –  A conjuntura brasileira e as tarefas do sindicalismo no Brasil. Palestrante: Altamiro Borges.

11:00 h        Palestra/debate 07  –  A reengenharia no processo produtivo e na divisão técnica  do trabalho na atividade judiciária e seus impactos sobre os trabalhadores da Justiça. Palestrante – Giovanni Alves.

 

TARDE

 

PAINEL – Fenajud, um olhar sobre si mesma:

 

14:00 h           Exposição  01  –  Fenajud: um breve histórico da nossa Federação sindical.

14:20 h          Exposição  02  –  Formação sindical – A experiência dos sindicatos da base: relatos dos diretores de formação dos sindicatos filiados à Fenajud.

15:35  Lanche e  Relex cultural (15 minutos).

15:50   Exposição  03  –  Perfil das direções dos sindicatos da base e olhar das direções sobre os trabalhadores do Judiciário (relatório de pesquisa).

16:20 h          Exposição  04  –  Marcos legais da estrutura sindical brasileira, modelos organizativos concebidos nos estatutos dos sindicatos e perfis culturais das direções sindicais e dos  servidores da justiça como fatores de embaraço às ações sindicais da Fenajud.

16:50 h Exposição  05  –  Construindo um concepção de formação sindical.

 

3° Dia (09/04/2017)

 

MANHÃ

 

8:30 h      PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE FORMAÇÃO  (Plenária / instrutor-mediador)

1- Definição de princípios, valores, missão.

2- Diagnóstico da realidade da formação sindical da Entidade (painel da temática restrita à Fenajud como base de informações).

3- Elaboração do plano de ações de formação sindical da Fenajud para o ano 2017.

 

Atividade final: Avaliação do seminário.